terça-feira, 23 de outubro de 2012

Araraquara tem soja como segunda commodity mais exportada em 2012




Dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam a soja como a segunda commodity mais exportada por Araraquara (SP) em 2012. O produto representa 21,51% do total exportado pela cidade e entrou para a pauta de exportações devido à inauguração do Terminal Intermodal, que escoa a soja produzida no centro-oeste brasileiro.

O primeiro lugar no ranking de exportações ainda pertence ao suco de laranja não fermentado, que embora apresente retração de 14%, aparece com índice de 28,85%. Já o suco de laranja congelado não fermentado é a terceira commodity mais exportada, com 19,42%.

A soja ajudou a aumentar em 12,82% o valor total exportado até setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2011. Em junho, por exemplo, a commodity representava apenas 10,2%. Com isso, o município conseguiu exportar US$ 873 milhões, cerca de US$ 100 milhões a mais que no mesmo período do ano passado. O valor corresponde a mais de um milhão de toneladas de produtos.


Mercado consumidor

Quanto ao destino tomado por essas commodities, a China aparece como o país que mais compra na região. As vendas aumentaram 252,65%, enquanto os mercados europeu (Holanda) e norte-americano apresentaram retração de 16,53% e 15,08%, respectivamente. Outras nações asiáticas como Japão e Coréia do Sul também apresentaram dados altamente positivos, com aumento de 125% nas vendas.


Terminal Intermodal de Araraquara

A instalação do novo Terminal Intermodal Rodoferroviário, construído entre Araraquara e Américo Brasiliense (SP), barateia o valor do transporte de carga, segundo afirmou o presidente da construtora responsável José Luis Demeterco em março deste ano.

Demeterco disse ainda que, além de diminuir os custos com o transporte em até 30%, a competitividade pelo produto produzido na região será maior em relação aos locais que não têm a ferrovia como opção. "Estamos criando soluções diferentes que são mais baratas. E isso, de certa forma, vai refletir positivamente no bolso do consumidor quando falamos de produto final", avaliou.


Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar