sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Demanda maior por açúcar de cana pode afetar setor de beterraba




Confederação Internacional de Produtores de Beterraba Europeus (Cibe, na sigla em inglês) defendeu nesta terça-feira (11/9) que o pedido das usinas europeias de que a União Europeia aumente as importações de açúcar bruto de cana de parceiros comerciais não preferenciais pode prejudicar a competitividade do setor de beterraba no médio prazo.

Conforme a confederação, o mercado da União Europeia está equilibrado e já tem importações tarifárias suficientes de açúcar. Para a Cibe, novas importações de açúcardemerara de países não inclusos em acordos tarifários preferenciais podem ser prejudiciais a países em desenvolvimento. O aumento das compras de açúcar produzido em outros países, principalmente do Brasil, pode levar a uma paralisação de investimentos nos países mais pobres do bloco, que foram prejudicados por mudanças recentes, acrescentou a confederação.

A União Europeia tornou-se importadora líquida de açúcar a partir de reformas em 2006, que dissolveram incentivos a produtores, reduziram preços mínimos do açúcar e criaram acordos de preferência tarifária. No entanto, o mercado de açúcar enfrentou uma crise no ano passado, quando uma colheita pouco volumosa e a redução das importações deixaram as usinas com escassez. O bloco permitiu então importações extras e venda deaçúcar além das cotas, mas os preços dispararam em algumas regiões e muitas usinas foram forçadas a desacelerar ou interromper operações.


Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar