terça-feira, 4 de setembro de 2012
Chuvas amenizam seca em partes do cinturão agrícola dos EUA
Chuvas amenizaram a situação de seca em partes do cinturão agrícola dos Estados Unidos na semana passada, indicou o último mapa de monitoramento da seca nos Estados Unidos, divulgado nesta quinta-feira. Precipitações adicionais provocadas pela passagem da tempestade tropical Isaac devem aumentar ainda mais a umidade em regiões prejudicadas pela estiagem.
De acordo com o mapa, chuvas na semana até terça-feira amenizaram a seca em partes dos Estados norte-americanos de Kansas, Oklahoma, Iowa e Illinois. A proporção de áreas de Illinois que enfrentam seca "extrema" ou "excepcional", as duas piores categorias, recuou para 69,56%, ante 76,72% na semana anterior. O Iowa tem agora 58,3% do seu território em seca "extrema". Na semana passada, eram 67,54%. Nenhuma área do Iowa se encontra em seca "excepcional".
A melhoria nas condições climáticas do Meio-Oeste ocorre muito tarde na temporada de desenvolvimento para beneficiar as lavouras de soja e milho, mas a reposição de umidade do solo deve beneficiar as culturas plantadas na próxima primavera, disse Mark Svoboda, climatologista no Centro Nacional de Mitigação da Seca da Universidade de Nebraska-Lincoln, que divulga o mapa da seca em cooperação com o Departamento de Agricultura dos EUA e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.
A proporção de lavouras de soja dos EUA em condições de seca caiu um ponto porcentual, para 82% esta semana. No caso do milho, essa proporção também diminuiu um ponto, para 85%.
No Meio-Oeste como um todo, 65,38% do território está agora experimentando alguma seca, abaixo dos 66,32% da semana passada.
A tempestade tropical Isaac está se dirigindo para o norte, rumo a Estados como Missouri e Illinois, nos próximos dias, trazendo até sete polegadas de chuva para algumas partes do Meio-Oeste. "É esperada melhoria na situação de seca na próxima semana, porque é uma boa quantidade de chuva", disse Svoboda.
Nacionalmente, a proporção dos EUA continental que enfrenta qualquer nível de seca caiu de 63,20% para 62,89%. Os EUA continental têm agora apenas 6,04% de seu território em condições de seca excepcional, pouco abaixo dos 6,31% da última estimativa. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agência Estado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário