Nos dias 20 e 21 de setembro, Ribeirão Preto (SP) sediará o Seminário Temático Agroindustrial de Produção de Sorgo Sacarino para Bioetanol da Embrapa. Os objetivos são avaliar alternativas e oportunidades para expansão do sorgo sacarino (produção de etanol e bioenergia), definir soluções para gargalos tecnológicos agroindustriais e logísticos que ainda seguram a expansão da cultura e articular parcerias público-privadas tanto em modelos de negócios como em nichos territoriais de mercado.
Entre os presentes, estarão: agentes do governo diretamente ligados à cultura, empresas e profissionais de áreas como tecnologia de produção de sementes, cogeração de energia de biomassa, maquinários agrícola e industrial, agentes financeiros, investidores e mídia especializada.
Cuidados
Segundo a Embrapa, para a semeadura sobre palhada deixada pela cana, o produtor pode optar por fazer a calagem na última soca (corte) desta segunda cultura, com cerca de um ano de antecedência, para que a correção da acidez do solo seja eficiente. "Já a adubação de cobertura deve respeitar o histórico da área, levando-se em conta itens como rotação de culturas e teor de matéria orgânica no solo. Entre as observações sugeridas pela Embrapa quanto à fertilidade, estão aplicar nitrogênio até o estádio de quatro folhas expandidas e evitar doses altas de nitrogênio e potássio na linha da semeadura", revelam os pesquisadores.
Fonte: ProCana Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário