terça-feira, 7 de agosto de 2012
Descoberta nova reserva na bacia de Santos
O terceiro poço perfurado pela Petrobras na área conhecida como cessão onerosa da bacia de Santos -trocada pela empresa com o governo por ações da companhia durante a capitalização da estatal em 2010- confirmou a existência de petróleo de boa qualidade.
Na época, a Petrobras recebeu do governo reservatórios na região do pré-sal da bacia de Santos com potencial de 5 bilhões de barris de petróleo.
Com isso o governo aumentou a sua fatia de controle na companhia.
Segundo comunicado emitido ontem pela Petrobras, a empresa concluiu com sucesso a perfuração do poço em uma área localizada ao sul de Guará, no pré-sal da bacia de Santos.
A profundidade atingida nessa perfuração no local foi de 5.760 metros.
A descoberta já foi preliminarmente anunciada em 11 de junho, quando o poço ainda estava sendo perfurado.
O poço descobridor está localizado ao sul do campo de Sapinhoá, em profundidade de 2.202 metros, a uma distância de 320 quilômetros do litoral do Estado de São Paulo.
Boa qualidade
De acordo com análises feitas pela estatal, o óleo tem boa qualidade, com cerca de 27 graus API -medida criada pelo American Petroleum Institute para classificar os tipos de petróleo.
Quanto mais próximo de 50 graus, mais leve é o produto e, portanto, maior é o preço alcançado pela commodity no mercado.
"A Petrobras está avaliando os resultados obtidos e deverá concluir essa etapa até setembro de 2014", informou a empresa em seu comunicado de ontem.
Fonte: Folha de S. P.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário