quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Clima limita expansão sucroalcooleira




As chuvas dos últimos dois meses afetaram a concentração de ATR (Açúcar Total Recuperável) na cana-de-açúcar, prejudicando o rendimento industrial das unidades produtoras e, consequentemente, a expansão do setor.

O aumento nas produções de açúcar e etanol em relação à safra 2011/12, 5,7% e 4,5% respectivamente, só será possível porque houve expansão na moagem. Porém, os números continuam abaixo do registrado há dois anos, o que mostra que o setor não consegue crescer conforme planejado.

A queda na produtividade está no baixo teor de ATR nas lavouras brasileiras. Na safra atual, o índice está atingindo 116,57 quilos por tonelada, queda de 3% em relação à temporada anterior (120,11 quilos). No Paraná, o índice é de 125,37 quilos por toneladas, segundo informações da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar).

“Por conta do déficit hídrico no verão, a planta absorveu uma quantidade maior de água quando choveu”, explica José Adriano da Silva Dias, superintendente da Alcopar.

De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o setor sucroalcooleiro deve produzir 33,1 mil toneladas de açúcar, mesma quantidade registrada na safra 2010/11. Já para o etanol a previsão é de 21,4 milhões de litros, redução de 14% em relação à temporada de dois anos atrás – 25,3 milhões de litros.

O Paraná planejava colher 45 milhões de toneladas de cana, estimativa já reduzida para 40 milhões.




Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar