quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Boas práticas podem multiplicar produtividade de mel, ressalta Curso de Manejo
“O Tocantins é um estado em potencial para a produção de mel, com vasto bioma, o que propicia a atividade”, explicou o consultor da Cooperativa Agrícola do Vale do Carangola - MG, Robson Raad, que está ministrando o Curso de Manejo para Altas Produtividades na Apicultura. A capacitação começou nesta terça, dia 7, no auditório da Setas – Secretaria do Trabalho e Assistência Social, segue até quinta, dia 9, no Centro de Treinamento do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas. O curso é destinado aos técnicos do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural, Adapec – Agencia de Defesa Agropecuária e extencionistas rurais que desenvolvem projetos no setor apícola tocantinense.
Ainda segundo Raad, para o negócio dar certo é preciso determinação e uso das boas práticas, aliando as novas tecnologias. “É um conjunto de ações que devem ser utilizado para a eficiência do negócio, manejo adequado, aplicação de recursos, custos e comercialização correta que fazem a diferença na renda final do produtor”, disse o palestrante, acrescentando que “o Tocantins tem uma produtividade anual de 25 quilos por ano por colmeia, mas com o uso correto do manejo é possível alcançar de 50 a 60 quilos por colmeia”.
Para a médica veterinária, Érika Jardim, esse treinamento é mais um avanço para a consolidação da produção apícola no Estado. “Essa é nossa intenção, melhorar a cadeia produtiva do mel, visando à boa qualidade e sua produtividade. Teremos outros cursos abrangendo a parte teórica e prática para atender os produtores que irão trabalhar nos entrepostos e casas do mel que serão inaugurados, em breve”, enfatizou.
Avanços
O consultor do Sebrae, Jailson Barros, participante do curso explica que a capacitação é um reforço para aumentar a produção de mel. Barros acompanha, há dois anos, um grupo de 60 produtores, que adotaram boas práticas. Ele explica que de lá para cá houve um progresso na produtividade. “Começamos produzindo 13 quilos de mel por ano. A expectativa para este ano é fechar em 25 quilos por caixa, mas agora queremos chegar a produzir 70 quilos nos próximos três anos. Este curso vem contribuir para essa nossa projeção promissora”, almejou.
Parceiros
O Curso de Manejo para Altas Produtividades na Apicultura tem a parceria de produtores de mel, FBB – Fundação Banco do Brasil, Fetoapi – Federação Tocantinense dos Apicultores e Sebrae Tocantins.
Fonte: SEAGRO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário