segunda-feira, 21 de maio de 2012

Produtor de açúcar terá de reduzir custo com superávit de oferta




Participantes do mercado de açúcar estão convencidos de que um superávit de oferta deve pressionar as cotações e desafiar a habilidade dos produtores de reduzir custos de produção, afirmou nesta sexta-feira a trading britânica Czarnikow. Além disso, o Brasil vem perdendo espaço para outros exportadores do mundo.

Uma das mais antigas tradings de açúcar do Reino Unido, a Czarnikow disse que os fundos de hedge estão reduzindo sua exposição ao açúcar devido ao potencial limitado de lucro. A queda do preço para os níveis de custo deve desencorajar os produtores. "Preços mais baixos do açúcar e uma maior oferta indicam que os agricultores vão ter de trabalhar mais para controlarem seus gastos após três anos de preços bons", disse o analista da companhia Peter de Klerk.

Apesar do retorno ao superávit de oferta, a Czarnikow aponta que o cenário global tem sido surpreendente, pois o recuo da produção no Brasil tem exigido uma complementação de outros países fornecedores. Isso causa incertezas para as refinadoras, disse a trading, pois muitas delas raramente trabalham com açúcar de outras origens. "Observamos uma ´nova normalidade´, com o papel do Brasil em aparente declínio e o aumento da importância de outros exportadores", disse o diretor da Czarnikow, Toby Cohen.

No entanto, a Czarnikow afirmou que o mercado continuará focado no Brasil no curto prazo. Os custos de produção do País aumentaram num momento de queda da produção, disse a Czarnikow, com o agravamento da situação devido à queda dos lucros do etanol em termos reais, consequência dos limites impostos pelo governo sobre os preços dos combustíveis.

As perspectivas para o açúcar indicam riscos substanciais, disse a trading, pois a estabilidade depende de um aumento das exportações da Tailândia e a necessidade de que a Índia seja um exportador estável. A Índia flexibilizou alguns procedimentos para os embarques do produto no início desta semana, logo após implementar regras mais apertadas. Essas mudanças repentinas de política estão gerando incertezas entre os compradores. A indústria exigiu que o governo permita exportações irrestritas para possibilitar uma margem de lucro melhor. As informações são da Dow Jones.


Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar