quarta-feira, 16 de maio de 2012

Índia remove limite para exportação de açúcar




O governo indiano removeu oficialmente o limite para o volume de açúcar produzido no país que pode ser exportado. A medida visa ajudar as processadoras de açúcar indianas, com problemas de caixa, a pagar seus fornecedores.

A indústria sucroalcooleira do país não necessitará mais de uma permissão de exportação do Ministério de Alimentos - deverá apenas fornecer informações sobre volumes e números de embarques. Mas o governo deverá impor um teto de 4 milhões de toneladas de açúcar em 2011/12 para os embarques, disse uma fonte oficial que não quis ser identificada.

As processadoras indianas acumulam uma dívida de mais de US$ 1,86 bilhão a produtores rurais no ano-safra que terminará em 30 de setembro.

As autoridades do país se preocupam com um eventual calote da indústria, que poderia encorajar os produtores a substituir a cana-de-açúcar por outra commodity agrícola e levaria o país a um déficit deaçúcar depois de dois anos de superávit no setor.

As exportações são a única maneira que as processadoras têm hoje para obter lucro. Isso porque os preços internos do açúcar estão em queda, enquanto os custos de produção sobem.

A Índia deverá produzir entre 25 milhões e 26 milhões de toneladas de açúcar em 2011/12.

Bettina Barros
Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar