terça-feira, 3 de abril de 2012

Quebra na safra 2011/12 tira R$ 8,8 bi de receita, diz Canaplan




A quebra na safra 2011/12 de cana-de-açúcar tirou do setor uma receita de R$ 8,8 bilhões no Centro-Sul do Brasil, de acordo com estimativa da consultoria Canaplan, divulgada hoje em evento da Guarani, em Barretos (SP). O valor, segundo o sócio e diretor da consultoria, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, corresponde a um total de 128 milhões de toneladas de cana que poderiam ser colhidas na região, se comparadas as médias de produtividade da safra passada e a média das cinco safras anteriores.

A queda na produtividade - que trouxe a safra para 493 milhões de toneladas de cana, ante um potencial de produção de mais de 600 milhões de t e uma previsão inicial de até 560 milhões de t - ocorreu por causa da estiagem, de geadas, do aumento de pragas e ainda por causa da falta de
investimento na renovação dos canaviais, após a crise de 2008. "A renovação dos canaviais é muito baixa; ficou em torno de 7,5% da área entre 2009 e 2010, em 11% em 2011 e será de apenas 13% para a próxima safra, quando deveria ser de 22% ou 23% ao ano", justificou Carvalho.

Segundo o executivo, que também é presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), o déficit hídrico do verão, entre janeiro e fevereiro, e a pouca renovação dos canaviais traçam um cenário de manutenção da baixa produtividade na safra 2012/13, que começa em abril. "Talvez a qualidade da cana, por conta da seca, melhore, mas a quantidade e a produtividade dos canaviaisserão prejudicadas", explicou.

No entanto, Carvalho avalia que o custo de produção de cana na região, que atingiu os níveis de países como Austrália e Tailândia na safra passada, começa a cair, em um cenário de alta nos preços do açúcar e do etanol, justamente por causa da oferta restrita. "É um momento que chama o investimento, seguramente", disse. "Agora é o momento de investir no setor e de ter políticas públicas adequadas", concluiu.

Gustavo Porto
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar