quarta-feira, 18 de abril de 2012

Piauí terá a primeira microdestilaria de etanol do Brasil




Foi assinado na tarde desta segunda-feira (16) o convênio que garante recursos para a criação da primeira microdestilaria de etanol do país. O empreendimento será instalado em Palmeira do Piauí, município com tradição no cultivo da cana-de-açúcar.

O convênio foi celebrado entre o Banco do Nordeste e a Associação Escola Família Agrícola Vale do Gurguéia para a execução do Projeto "Produção de Energia (álcool combustível) - Fase I. O convênio receberá recursos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Piauí - Fundeci.

O Projeto é de iniciativa do deputado federal Jesus Rodrigues (PT) e visa a implantação de uma microdestilaria de álcool, de baixo custo e alto valor agregado, no âmbito da agricultura familiar do município.

"Em 1973, diante da crise do petróleo, começou a se discutir uma alternativa para a produção deenergia e o Brasil se mostrou como detentor de um grande potencial, por conta de suas terras próprias para o cultivo da cana-de-açúcar. Adaptando essa ideia, pensamos em viabilizar 1 milhão de microdestilarias no país, pois é possível produzir etanol com pequenos equipamentos e com o mesmo valor energético e de maneira sustentável", explica.

A microdestilaria vai garantir a comercialização do etanol a partir do pequeno produtor. "Precisamos democratizar a produção de biocombustíveis. Qualquer pessoa com instrução básica e equipamentos adequados pode produzir álcool, seja a partir da cana-de-açúcar,batata-doce, beterraba, mandioca, sorgo sacarino ou outra matéria-prima", afirma.

O Superintendente em exercício estadual do Piauí do BNB, Francisco das Chagas Lopes, falou sobre a importância do convênio para promover uma mudança social. "Essa ideia tem tudo para mudar pra melhor a realidade do nosso Estado", disse.

O financiamento do BNB prevê a construção de um galpão e a aquisição de equipamentos (pré-destilador em aço inox,caldeira para trabalhar com bagaço de cana/lenha, conjunto moto-forrageira para trituração das raízes, dorna de fermentação, caixa em aço inoxidável para coletar álcool e tanque de armazenamento). A estrutura será suficiente para produzir 300 litros de etanol por dia e deve começar a funcionará partir do próximo mês de maio.

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar