segunda-feira, 30 de abril de 2012
Contrabando de açúcar para a China bate recorde
O contrabando de açúcar para a China atingiu a marca de 500 mil toneladas no primeiro trimestre deste ano - o maior nível em 17 anos. Os altos preços da commodity no mercado doméstico chinês está encorajando importadores a trazer, de forma ilegal, açúcar da Tailândia e do Vietnã.
Houve um salto nos contrabandos desses países e exortamos as autoridades a agir", disse Nong Guang, diretor da Guangzi Sugar Association. "Caso contrário, a indústria chinesa de açúcar será destruída". A Província de Guangzi é a maior produtora de açúcar na China.
Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), a China deverá importar 2,2 milhões de toneladas de açúcar até 30 de setembro, quando termina o atual ano fiscal. Se confirmado, será o maior volume desde 1994/95.
Os preços da commodity subiram 6,8% no mercado chinês somente neste ano devido à estratégia de Pequim de elevar seus estoques. Na bolsa de Nova York, onde a commodity é negociada, houve queda de 9,7%, um reflexo nos problemas climáticos que afetaram a safra do Brasil e também da Índia. Os dois países são os maiores produtores mundiais de açúcar.
"Há lucros monstruosos com o contrabando para a China", disse Leo Zhu, gerente da Sucden Asia. "É possível faer até 1.500 yuans por tonelada, além de economizar 15% com as tarifas de importação. Com tanto ganho, é difícil imaginar que as pessoas não estejam dispostas a correr riscos".
Fonte: Bloomberg News
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário