segunda-feira, 5 de março de 2012
Apenas estocagem
Usinas de etanol festejam a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) que instituiu linha de crédito para estocagem do álcool combustível. Uma reivindicação antiga do setor que chega num momento crítico, depois de o produto ter enfrentando dificuldades em 2011, quando se chegou a falar em desabastecimento. -
Em um comunicado, a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) , que representa as usinas do Centro-Sul brasileiro, afirma que a nova linha de crédito é "um instrumento importante para diminuir oscilações acentuadas nos preços do etanolentre os períodos de safra e entressafra".
Na última quarta-feira, o CMN instituiu uma linha de crédito para financiar a estocagem de etanol combustível. Usinas, destilarias, cooperativas de produtores e empresas que comercializam o etanol, que estejam devidamente cadastradas na Agência Nacional de Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP), poderão usar este crédito.
O financiamento terá disponíveis R$ 4,5 bilhões e será oferecido com juros de 8,7% ao ano. Para o setor o valor será suficiente para estocagem de 3,7 bilhões de litros de etanol (anidro e hidratado). O pagamento poderá ser feito em até três parcelas, a partir de ferreiro de 2013, no caso da contratação para a safra atual, que poderá ser feita a partir de julho próximo.
Uma das condições para quem tomar o crédito é de estocar um litro de etanol para cada litro financiado. Assim, o recurso fica vinculado à aplicação dos recursos realmente para a estocagem.
Realmente, essa medida vai mitigar um problema sério de variação de preços e da oferta de etanol, principalmente ohidratado, na entressafra da cana-de-açúcar. No entanto, o setor sucroalcooleiro tem desafios muito maiores.
No ano passado, o clima teve um efeito devastador na produção de etanol no País. Principalmente porque os canaviais não têm sido renovados na frequência ideal. Os produtores de cana adiam a mudança das plantas para obter mais lucro antes do novo investimento. Isso representa queda da produtividade, independentemente do clima. E quando a meteorologia resolve não ajudar, o prejuízo é certo, principalmente para quem precisa abastecer seu carro com etanol. E isso precisa mudar.
Fonte: DCI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário