terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Recursos do Prorenova ainda não chegaram ao MT




O diretor executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool), Jorge dos Santos, elogiou o plano anunciado hoje pelo governo federal de apoio à renovação e ampliação dos canaviais, mas ressaltou que o setor está na expectativa de que desta vez os recursos cheguem de fato às instituições financeiras no Estado.

Santos explicou que as usinas até agora não conseguiram acessar os financiamentos do programa Prorenova, lançado no mês passado pelo BNDES, pois os bancos alegam não dispor das regras para concessão do crédito. O mesmo ocorre com o financiamento para estocagem de etanol, aprovado em dezembro pela presidente Dilma Rousseff, que ainda depende de regulamentação pelo Conselho Monetário Nacional.

Santos afirmou que, para suprir a falta de matéria-prima, as usinas de Mato Grosso investiram recursos próprios na ampliação de 20 mil hectares de canaviais. Os 220 mil hectares que serão cultivados nesta safra permitirão o processamento de cerca de 14,1 milhões de toneladas de cana, ante as 13,1 milhões processadas na safra passada. Ele calcula que Mato Grosso precisa aumentar a área em mais 30 mil hectares, para 250 mil hectares, a fim de retomar aos patamares de 15 milhões a 16 milhões de toneladas de cana.


Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar