Entre 2007 e 2011, as exportações de carne do Brasil para a União Europeia tiveram um recuo de 68%. Os brasileiros já chegaram a exportar 65% da carne importada pelos europeus e, no ano passado, esse índice foi de 39%.
De acordo com uma matéria do Valor Econômico, as incertezas causadas pela crise na Zona do Euro, os consumidores estão optando por carnes mais baratas, como a de frango, por exemplo. Enquanto o consumo de carne bovina foi reduzido de 16 para 14,4 quilos entre 2007 e 2001, o consumo do frango aumentou de 19,4 para 21,5 quilos.
Além disso, um embargo europeu ao produto brasileiro também comprometeu as vendas no último ano. Paralelamente, a questão cambial também atua negativamente no desempenho das vendas. "A competitividade da carne brasileira diminuiu muito por causa do câmbio".
Na última sexta-feira, o Ministério da Agricultura divulgou uma nota informando que voltou a gerenciar a "lista trade" com as informações de fazendas que estão aptas a exportar para a União Europeia, que desde 2007 era feita exclusivamente pelas autoridades europeias.
O mercado agora aguarda os reflexos dessa decisão, esperando que as vendas voltem a aumentar em função de uma agilidade maior nos processos e de uma redução da burocracia, já que a fiscalização agora está sob responsabilidade do Ministério da Agricultura. Atualmente, 1.948 fazendas estão credenciadas a vender carne para o bloco.
Com informações do Valor Econômico.
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário