segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BP prevê autossuficiência de energia nos EUA



O aumento da produção de biocombustíveis, gás de xisto e óleos não convencionais tornará a América do Norte quase autossuficiente na produção de energia até o ano de 2030, derrubando as importações americanas de petróleo. Essa é uma das conclusões do relatório Energy Outlook, divulgado ontem pela petrolífera BP.

Segundo o documento, o atual déficit energético na região se converterá em um pequeno superávit nos próximos 20 anos, graças principalmente a essas fontes alternativas. Já na China, a demanda por petróleo continuará crescendo em níveis maiores. O relatório afirma que o país asiático liderará o crescimento da demanda pelo produto e, em 2027, os chineses devem tomar dos americanos a posição de maior consumidor mundial de petróleo.

Mas, de acordo com o relatório, o petróleo apresentará o menor crescimento dentre todos os combustíveis nas próximas duas décadas. A demanda mundial crescerá 18% até 2030, para 103 milhões de barris por dia (bpd), segundo a BP. Mais da metade do crescimento em combustível líquido está na China, que deve superar os EUA como o maior importador mundial de petróleo já em 2018. A BP prevê uma mudança gradual no aumento do uso do petróleo rumo à Ásia, em detrimento do Ocidente. A China é o maior consumidor mundial de energia desde 2010, quando ultrapassou os EUA, segundo a Agência Internacional de Energia.

Segundo a BP, o uso da energia eólica, solar e dos biocombustíveis é uma tendência mundial e crescerá em um ritmo maior do que a demanda por combustíveis fósseis nos próximos 20 anos, segundo a BP. O consumo de energias renováveis subirá, em média, 8,2% até 2030, contra 2,1% do gás natural, o combustível fóssil de crescimento mais rápido, segundo o relatório.




Fonte: Valor Econõmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário