quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Temor do mercado com desaceleração econômica reflete na queda do petróleo




Os principais contratos futuros do petróleo negociados no mercado internacional fecharam em queda nesta sexta-feira (30). Na contramão da alta dos preços da commodity na véspera, marcado pelo anúncio do Parlamento alemão sobre a extensão do fundo de resgate, o mercado seguiu preocupado com desaceleração econômica.

O PMI (Purchasing Managers´ Index) chinês divulgado nesta data registrou contração da atividade manufatureira naquele país, tendo sido interpretado com pessimismo entre investidores, já que o país é o segundo maior consumidor da commodity no mundo.

A cotação do barril do petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, fechou a US$ 103,47 no pregão desta sexta-feira, baixa de 0,04% em relação ao último fechamento. Já o contrato com vencimento em novembro, que apresenta maior liquidez no mercado de Nova York, fechou cotado a US$ 81,12 por barril, configurando uma baixa de 1,27% frente ao fechamento anterior.


Principais referências

Nos Estados Unidos, o indicador Chicago PMI que mede o nível de atividade industrial na região, revelou avanço no mês de setembro, resultado melhor do que o esperado pelo mercado. Contudo, o Personal Income ficou abaixo das expectativas, registrando queda de 0,1%, contra a projeção de alta de 0,1%.

Ainda por lá foi publicado o Núcleo do PCE, um das medidas de inflação mais consideradas pelo Fed, registrou alta de 0,2% no mês de agosto, em linha com as estimativas do mercado. Na mesma tendência positiva, o Michigan Sentiment, índice que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana, que apontou 59,4 pontos, resultado superior às expectativas do mercado, de 57,5 pontos.


Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar