terça-feira, 25 de outubro de 2011

Menor oferta mantém em alta preços para produtor de mandioca

A redução na oferta de raiz de segundo ciclo mantém o cenário altista para os preços da mandioca. Desde junho, produtor da cultura encontra mercado favorável com preços na faixa dos R$240/tonelada. Na semana anterior, o acréscimo foi de 2,5% em relação à semana do dia 14, segundo o pesquisador do Cepea, Fábio Isaias Felipe.

Os preços da mandioca também são sustentados pela menor área plantada em 2010, pela queda na produtividade de algumas regiões e pelo produtor que ainda segura a hortifruti na aposta de melhores preços. No entanto, segundo Felipe, em outubro o principal fator responsável pela retração na oferta foi o clima que afetou a qualidade da mandioca em algumas regiões.

Em Nova Esperança (PR) o plantio de mandioca iniciado em maio já foi finalizado. De acordo com o vice-presidente da ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca), Eduardo Pasquini, o clima colaborou com a semeadura e produtor teve tempo para preparar o solo e investir na cultura.

Segundo Pasquini, a entressafra da mandioca é um período remunerador para o produtor e somente em janeiro os preços devem sofrer variação. No entanto, a expectativa é de cenário altista para a mandioca mesmo com melhora na oferta.


Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar