terça-feira, 18 de outubro de 2011
Indústria mais confiante com economia de Pernambuco
O Índice de Confiança da Indústria de Pernambuco (ICI-PE) avançou 2,8% entre agosto setembro de 2011. É o que aponta a Sondagem da Indústria de Transformação, realizada pela Agência Condepe/Fidem em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em Pernambuco, o índice supera em 6,4 pontos a média histórica, inclusive superior ao do ICI nacional que ficou 3,5 pontos abaixo da média, influenciado tanto pela melhora das percepções sobre o presente quanto pelas expectativas em relação aos próximos meses.
Apesar do crescimento da confiança no setor, na comparação com 2010, o ICI-PE ainda reflete desaceleração frente ao forte desempenho industrial no fim do ano passado. Os segmentos que contribuíram para o crescimento do ICI-PE foram produtos alimentares e produtos químicos. O Índice da Situação Atual (ISA-PE) e o Índice de Expectativas (IE-PE) avançaram, respectivamente, 2,5% e 3,1%. Os dois indicadores, no entanto, estão acima de suas médias, ao contrário do observado na esfera nacional, onde esses indicadores já se encontram abaixo das respectivas médias, desde 2005.
O que mais contribuiu para o aumento do ISA-PE foi o indicador que mede o grau de satisfação com o nível da demanda. As empresas que consideram o nível atual de demanda como forte aumentou de 28,1% para 29,3% entre agosto e setembro, enquanto as que o avaliam como fraco diminuiu de 11,8% para 10,8%. Para os próximos seis meses, a perspectiva é de otimismo. Das 265 empresas consultadas, 73,3% prevêem melhora dos negócios e 2,0%, piora. Em agosto, estes percentuais haviam sido de 64,0% e 0,4%, respectivamente.
“O último trimestre do ano é naturalmente aquecido em Pernambuco, principalmente no setor sucroalcooleiro, um dos itens que compõe o segmento de produtos alimentares que mais influencia no cálculo do Índice de Confiança”, afirma o gestor de Estudos Econômicos da Agência Condepe/Fidem, Júlio César Silva. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) da indústria pernambucana alcançou 81,1% em setembro, superando em 0,3 ponto percentual o do mês passado e em 0,9 p.p. o de setembro de 2010.
METODOLOGIA - A Sondagem da Indústria de Pernambuco serve ao monitoramento e antecipação de tendências econômicas, com base em informações prestadas por empresas industriais atuantes no Estado. Com divulgação mensal desde julho de 2009, para a edição de setembro de 2011 foram consultadas 268 empresas entre os dias 05 e 30 do mês em análise.
Fonte: Jornal do Commercio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário