segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Grãos: Mercados caem por movimentos previsíveis de fundos

Os mercados de grãos e outras commodities enfrentam um dia de fortes vendas com grande queda nos preços, inclusive a moeda dólar.

Não é de assustar, pois os fundos profissionais, que participam de quase todos os mercados, realizam sistematicamente esse tipo de movimento no final de cada mes do calendário. A razão é simples: como estão carregando grandes posições vendidas (short) neste fim de período mensal, derrubam ainda mais os preços para apresentar melhores resultados nos relatórios de final de mês para seus investidores/clientes.

Esses movimentos sempre acontecem nos 2 últimos dias de cada mês, com a diferença que quando estão comprados (long), realizam o movimento contrário ao de hoje, como digo no capítulo do meu livro ´Como Lucrar Negociando Soja `, assim descrito:

"Para um analista, é importante considerar a influência decisiva dos fundos na participação do mercado agrícola e como suas atividades derivam na formação dos preços. Também se deve
considerar que os fundos são investidores extremamente competentes na participação de um determinado mercado. A história tem provado que os fundos de investimentos detêm estudos históricos de alternância de mercados e a consequente derivação do fluxo de capital no mundo.

A percepção mais importante é que atuam no equilíbrio conceitual dos mercados, carregando o conteúdo histórico de análises. Com muita atenção, suas frequências de performances podem ser detectadas em muitas ocasiões.

Invariavelmente, oferecem forte atuação no final de cada mês do calendário e também durante o final de cada trimestre, quando publicam seus balancetes de resultados para investidores".

Portanto, são movimentos previsíveis... após o final do mês, ainda no início do mês de novembro, devem reverter para novas posições compradas, o que certamente proporcionará um novo movimento de firmeza para os preços.

Bom final de semana a todos,
Liones Severo.


Fonte: Liones Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar