quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Excesso de dias chuvosos contribui para baixos percentuais de cana-de-açúcar processada para esta safra
Os percentuais de cana-de-açúcar processadas até o dia 30 de setembro continuam abaixo da média. De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio, da Somar Meteorologia, até essa data foram processadas 412 milhões de toneladas, contra 445 milhões processados no mesmo período do ano passado. De acordo com a Somar Meteorologia, desse total, a produção de açúcar foi de 25,97 milhões de toneladas e de etanol, 16,99 milhões de litros. Os valores também estão abaixo do volume produzido na mesma época de 2010, quando o açúcar foi de 27,11 milhões de toneladas, 4,19% superior a esse ano.
Somente a produção de etanol anidro é que apresenta valor maior do que a safra passada.
– Devido exclusivamente a maior demanda de gasolina no mercado interno – explica o Marco Antônio.
A produção de etanol anidro subiu 18,48% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi produzido 5,54 milhões de litros contra os 6,56 milhões esse ano. O excesso de dias chuvosos ao longo do outono e inverno contribuiu para todas essas reduções. O clima adverso registrado desde abril do ano passado até o verão desse ano, além das geadas ocorridas em diversas localidades produtoras resultou na queda acentuada na produção de ATR (açúcar total recuperável). Até o último dia 30 de setembro foram produzidos 56,22 milhões de toneladas contra os 62,91 milhões produzidos no mesmo período do ano passado, valor 10,64% inferior.
Contudo, esses números apenas não são menores porque a quantidade processada de cana, somente na segunda quinzena de setembro, foi 34,69% superior a processada no mesmo período do ano passado. A produção de açúcar nessa quinzena ficou 44,08% superior, com uma produção de 2,84 milhões de toneladas. Etanol teve 7,74% a mais do que a segunda quinzena de setembro de 2010, com produção total de 1,615 milhões de litros. Esse período foi o único (desde o início da safra) que apresentou uma elevação no percentual de produção de ATR em relação à safra passada.
Fonte: Portal do Agronegócio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário