quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Estado e Embrapa fomentam mandiocultura em Mato Grosso



Desenvolver o Arranjo Produtivo Local (APL) e os subprodutos da mandioca faz parte do plano de ação do Governo do Estado para fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso. Durante dois dias será realizada a Capacitação Continuada da Cadeia Produtiva da Mandiocultura em Mato Grosso, nos municípios de Rosário Oeste (128 km ao Norte de Cuiabá) e Acorizal (62 km ao Norte da Capital), nos dias 27 e 28 de outubro.

O trabalho será realizado por meio de uma força-tarefa com a união de esforços de vários órgãos das esferas Federal e Estadual no fomento da atividade. São parceiros a Embrapa Agrossilvipastoril, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), da vinculada Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sicme) e a Secretaria de Educação (Seduc).

A capacitação é gratuita e é destinada a engenheiros agrônomos e técnicos. O Objetivo é apresentar e discutir conhecimentos e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa que podem ser incorporados no Estado. Na oportunidade serão abordados desde metodologia da capacitação; comercialização da mandioca e subprodutos na merenda escolar; as exigências para obter o licenciamento ambiental das farinheiras; as diretrizes técnicas para o processamento da mandioca em Mato Grosso e encerramento será em Acorizal com a visita numa propriedade de produção de mandioca irrigada.

De acordo com o secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho, a cultura da mandioca é uma importante atividade econômica para o Estado de Mato Grosso, na geração de emprego e renda, nas áreas rurais, por meio dos processos de produção e industrialização, como nas áreas urbanas através da comercialização. “A Sedraf está fomentando a cadeia produtiva por meio do ‘Pacote da Agricultura Familiar’, maior investimento voltado aos pequenos produtores, que contempla a entrega de manivas de mandioca para o fomento da atividade”, destaca.

A capacitação compreende a região do Consórcio Vale do Rio Cuiabá que é composta por 13 municípios que são: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande. Estes municípios tem tradição no cultivo e produção de mandioca. A região metropolitana de Cuiabá/Várzea Grande é o maior aglomerado urbano de Mato Grosso e o maior centro consumidor.

As inscrições podem ser feitas pelos e-mails: suzinei.oliveira@embrapa.br e rodrigofurquim@sedraf.mt.gov.br

Programação

27/10- Quinta-feira

8h – Abertura – inscrições
8h15 – Metodologia da Capacitação Continuada para a cadeia produtiva da Mandiocultura
9h – avaliação da entrada do grupo
10h – Intervalo
10h10 – Comercialização da mandioca e subprodutos na merenda escolar com Maria Helena - Seduc
11h – Experiências de comercialização da mandioca: Mandioca Aricá
11h30 – Rede de colaboração solidária Oscar Zalla Sampaio Neto e Godfrey Kalagi / Coorimbatá
12h – almoço
14h – Arranjos produtivos locais – mandiocultura
16h – Intervalo
16h10 - Licenciamento Ambiental de Farinheiras – Maria Cristina Silva e Márcia Pereira Cintra – Sema
17h – Diretrizes técnicas para o processamento da mancioca no MT – Lindelzi Souza Costa de Lima – Empaer

28/10- Sexta-feira

8h – Aplicação da metodologia participativa na propagação rápida da mandioca com Nicolau Miguel Schaun / Embrapa sede
12h – Almoço
14h – Visita técnica em propriedade d eprodução de mandioca irrigada – Acorizal / MT
17h– Levantamento de demandas para os próximos módulos




Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar