O comitê executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) não tomou nenhuma decisão sobre o programa de financiamento à Grécia no encontro informal realizado hoje, informou o fundo em comunicado.
Representantes europeus e do fundo retornaram a Atenas mais cedo hoje, reiniciando oficialmente a revisão do programa de ajuda à Grécia depois da interrupção nas negociações quase duas semanas atrás. O governo grego não conseguiu cumprir várias das metas básicas que eram condição para a liberação da próxima parcela dos recursos do pacote de ajuda. Ao mesmo tempo, há discordâncias entre a União Europeia e o FMI sobre quão rigorosas devem ser as condições para que o país receba a ajuda.
Segundo o FMI, a reunião de hoje serviu como uma avaliação para o comitê sobre os últimos acontecimentos no país. "O fundo vai continuar seu trabalho, juntamente com as autoridades gregas e os parceiros europeus, para completar a quinta revisão do programa de ajuda à economia da Grécia", disse o fundo
Grécia deve continuar na zona do euro, afirmam Sarkozy e Merkel
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, estão “convencidos” que a Grécia permanecerá na zona do euro, segundo nota divulgada pela assessoria de Sarkozy após teleconferência entre ele e Merkel com o primeiro-ministro grego, George Papandreou.
Já o governo da Grécia afirmou em comunicado que o país é parte integrante da zona do euro e as recentes decisões para alcançar as metas orçamentárias ajudarão a proteger a economia.
O governo grego disse ainda que está “satisfeito com o resultado das conversas de hoje, acrescentou o porta-voz Elias Mosialos, em entrevista há pouco, em Atenas. Segundo ele, a reunião ocorreu em um “clima amistoso”.
Fonte: Valor Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário