quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Sem cana suficiente, usinas já avaliam terminar a safra antes
As usinas da região Centro-Sul do país podem antecipar o fim da safra da cana-de-açúcar de novembro para outubro. Bernardo Biagi, diretor-presidente de duas usinas, uma em Batatais e outra em Lins, admitiu nesta segunda-feira (8) que pode antecipar o fim da moagem.
"Em Lins, devemos antecipar para outubro por que a seca foi mais severa e a geada atingiu mais, mas em Batatais a safra deve terminar em dezembro, como previsto", disse.
O representante da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Sérgio Prado, disse que os impactos devem ser reavaliados.
"Não há confirmação, mas pode ser que uma ou outra usina antecipe o final da safra por causa da menor oferta de cana por área plantada neste ano", disse.
Projeção
Em 13 de julho, a Unica já havia admitido uma quebra da atual safra. A projeção é de 6,16% menor do que a feita no começo do ano.
E também de 4,21% menor do que a safra passada. As causas são principalmente climáticas: não choveu o suficiente quando a cana estava em fase de brota no ano passado, choveu no começo de 2011 e houve geada.
A consequência foi que a produtividade por hectare caiu, bem como a quantidade de açúcares recuperados por tonelada decana.Os outros motivos são a idade avançada dos canaviais e a geada que ocorreu em junho, que comprometeu a disponibilidade de cana para moagem em algumas unidades.
Fonte: Jornal A Cidade – Ribeirão Preto/SP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário