Autoridades do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciaram na semana passada uma vacinação emergencial, após a confirmação de um caso de raiva canina. O caso foi registrado no bairro Jardim Anache, na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
Há exatos 23 anos a cidade não registrava um caso como esse, o que despertou um alerta no município. A vacinação emergencial de cães e gatos englobará, a princípio, os bairros próximos, onde ocorreu o registro. De acordo com o CCZ, 1.300 doses da vacina serão utilizadas nesta primeira etapa da campanha.
O período do mês de agosto já é conhecido pela campanha nacional de vacinação contra a raiva, porém o governo federal havia interrompido a vacinação após problemas registrados no ano passado com a vacina. Cães chegaram a morrer após ser imunizados contra a raiva.
Durante a vacinação os agentes de saúde estão orientando a população campo-grandense a monitorar o animal. “Em situações como essas, todas as precauções devem ser tomadas com urgência e os envolvidos devem permanecer alerta”, reforça a médica veterinária, tutora do Portal Educação, Danielle Pereira. Outra orientação é evitar contato direto com a saliva do animal, caso haja suspeita da doença. Isso porque somente assim o vírus da raiva passa para os humanos.
A raiva canina apresenta sinais de alterações de comportamento, depressão, demência ou agressão, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), salivação excessiva, e, por fim, a paralisia.
Caso
Um exame realizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) confirmou a doença no cão. O caso só foi descoberto após um adolescente ficar ferido na mão. O jovem foi levado ao posto de saúde, e como de costume, recebeu a vacina contra a raiva e o CCZ passou a monitorar o animal.
Como o cão morreu, foi coletado material para exame e de forma preventiva, todos os moradores da casa que tiveram contato com o animal foram vacinados. O incidente foi um caso isolado, de acordo com o CCZ, já que, animais com raiva costumam apresentar comportamento agressivo.
Fonte: Fátima News
Nenhum comentário:
Postar um comentário