sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ritmo intenso de moagem de cana-de-açúcar




O ritmo de moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do país está mais intenso nesta temporada (2013/14) que no ciclo anterior, segundo a consultoria Datagro. Desde o início da safra, no fim de março, até 1º de junho, o processamento de cana na região totalizou 116,1 milhões de toneladas, ante 70,8 milhões no mesmo período da temporada passada (2012/13).

Segundo Plinio Nastari, presidente da Datagro, o volume de cana a ser moído no fim do ciclo, cujo rendimento é menor, deverá diminuir.

Contribuíram para o desempenho até agora, o melhor rendimento industrial, a produtividade agrícola maior graças ao clima favorável, além da renovação dos canaviaisno ano passado. Contudo, aumentou a infestação de pragas, como a cigarrinha e a broca.

Por enquanto, a consultoria não revisou os números da moagem desta safra, estimada em 584,5 milhões de toneladas no Centro-Sul e em 50,5 milhões de toneladas no Nordeste.

Neste ciclo, as usinas devem ampliar em dois pontos percentuais, para 52,6%, a fatia decana destinada à produção de etanol. Com isso, o percentual da safra destinado à fabricação de açúcar deve cair para 47,4%. De acordo com a Datagro, a mudança reflete a maior remuneração do biocombustível.

Um levantamento realizado nesta semana pela consultoria mostrou que 62% dos postos de combustível de São Paulo indicam um aumento de saída de etanol hidratado em relação à gasolina. Conforme a Datagro, o aumento do consumo de etanol hidratado se deve à transferência para o consumidor da queda dos preços ao produtor.

Carine Ferreira
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar