sexta-feira, 21 de junho de 2013

“O campo está exposto” - Ignorância e negligência de alto risco

A ignorância e a negligência são os principais fatores causadores de acidentes e doenças ocupacionais no campo. A afirmação é do engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho Lino Hamann, diretor da Elo Engenharia. O Portal Agrolink iniciou na terça (18) uma série especial sobre o tema. Nessa edição, o especialista aponta causas e origens do problema, bem como o que deveria ser feito.

“É muito baixo o nível cultural e profissional do trabalhador rural brasileiro, de forma geral. Em recentes cursos que fiz no interior do Rio Grande do Sul, havia um quesito sobre a escolaridade nas fichas de inscrições dos participantes. A grande maioria tinha o curso fundamental incompleto, e raros com segundo grau, seja completo ou incompleto. Isto em uma região com alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”, exemplifica Hamann.

“Essa mão de obra lida diariamente em atividades de alto risco, sujeitos a acidentes e doenças ocupacionais que poderão ser fatais, ou ter reflexos por toda a vida. Estão expostos ao perigo e riscos, na grande maioria dos casos, sob o manto da ignorância e ou da negligência”, aponta o engenheiro.

Segundo ele, as situações de alto risco não envolvem apenas quem lida com agroquímicos: “O manuseio diário com máquinas e equipamentos agrícolas; a exposição diária aos efeitos das intempéries; o levantamento de peso em excesso (e de forma continuada); e a exposição ao ataque de animais peçonhentos, são situações que expõem o trabalhador. Acidentes em silos e armazéns graneleiros são frequentes – e normalmente fatais”.

O CAMINHO

Lino Hamann aponta o que deveria ser feito. “Para todos os casos há a necessidade de capacitação dos trabalhadores, através de cursos específicos, como ditam as Normas Regulamentadoras (NRs), além de palestras motivacionais – inclusive para empregadores, dirigentes e lideranças do setor.

Questionado sobre a quais leis o agricultor deveria estar atento, o especialista enfatiza a “NR 31 – Se as lideranças, empregadores, empregados e profissionais da área rural observassem essa norma, os acidentes e doenças ocupacionais no campo reduziriam drasticamente. Ela abarca praticamente todas as atividades rurais e suas respectivas seguranças no trabalho”.

Ele cita ainda outras normas para “casos mais específicos e pontuais, como Equipamentos de Proteção (NR 6), Prevenção de Riscos ambienteais (NR 9), Máquinas e Equipamentos (NR 12), Ergonomia (NR 17), Trabalho a Céu Aberto (NR 21) e Espaço Confinado (NR 33), entre outras”.

Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar