segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Usina Lins conclui a safra com produtividade média de 76 toneladas por hectare




A Usina Lins, do grupo Batatais, finalizou a safra 2012/13 com a moagem de 1,41 milhão de toneladas de cana, 83 mil toneladas a mais que o estimado no início da temporada. As chuvas melhor distribuídas, principalmente no mês de junho, beneficiaram a produtividade agrícola da unidade, por isso a safra se estendeu até o inicio de dezembro. Em entrevista para a TV UDOP, o gerente de divisão agrícola, Antonio José Sicchieri, fala sobre o desenvolvimento da temporada e o sucesso dos números alcançados.

Segundo Sicchieri, a temporada iniciou com um mês de atraso em função da baixa produtividade dos canaviais, que se recuperaram com as chuvas de junho. "A Usina Lins moeu 1,41 milhão de toneladas decana, e não era isso o estimado. O número era 1,37 milhão de toneladas da matéria-prima. As chuvas ajudaram, a adubação e toda prática agronômica realizada ajudou nessa recuperação", explica.

Essa recuperação fica evidente nos números de produtividade por hectare registradas pela unidade. A usina teve um aumento de 13% nos índices estimados para a produtividade. A gente estava esperando 67 e fechamos com 76 toneladas de cana por hectare", diz. Quanto à qualidade da matéria-prima, a unidade registrou um total de 137,4 kg de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana. "Nós fomos ousados em projetar um ATR entre 138 kg na região, e por incrível que pareça fechamos com 137,4 kg. Quase atingimos a nossa meta sendo que em 2011 fechamos com 124 kg, uma das piores safras da usina", comenta Sicchieri.

Por conta do atraso no ritmo da safra e do volume produzido, a unidade bisou 112 mil toneladas de cana, o que vai fazer a temporada 2013/14 iniciar mais cedo, com expectativas positivas. "Nos anos anteriores tivemos geadas e não fizemos renovação decanavial. Para essa temporada já renovamos muita área e fizemos expansão dos nossoscanaviais. Com certeza teremos um projeto com produção melhor e ganhos para todo o setor", finaliza.


Clique aqui e assista a matéria da TV UDOP. Se preferir, acesse nosso canal no Youtube no endereço www.youtube.com/tvudop.

Greizi Ciotta Andrade
Fonte: Agência UDOP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar