segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Plantio direto é grande ferramenta para garantir sistema soja-milho safrinha

A utilização do plantio direto é a melhor alternativa para que o agricultor supere as limitações climáticas para o plantio da soja e na sequência do milho safrinha em sua propriedade. A avaliação foi feita pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia, durante palestra no Showtec, em Maracaju (MS).


Garcia diz que quando o sistema começou a ser adotado pelos produtores sul-mato-grossenses que o grande problema era a falta de versatilidade da soja decorrente das exigências por hora luz e que, consequentemente, a oleaginosa era cultivada em uma época em que a distribuição de chuvas era ótima, mas a produção de milho sofria uma limitação.


“Depois a limitação de luz foi diminuída com o aumento do período juvenil, mas não resolvida. Foram desenvolvidas cultivares de soja mais precoces, possibilitando que ela fosse semeada e colhida um pouco mais cedo o que melhorou as condições para o milho safrinha”, explica.


Atualmente, segundo o pesquisador, foram desenvolvidas cultivares de soja ainda mais precoces, possibilitando o plantio e a colheita ainda mais cedo, o que assegurou uma melhoria expressiva para o cultivo do milho safrinha, entretanto, com essa “antecipação” o fator água, ou seja, a quantidade de chuva que a oleaginosa precisa para se desenvolver plenamente passou a ser um novo fator limitador.


“Para superar essa limitação é preciso a consolidação do sistema de plantio direto que assegura uma menor amplitude térmica e maior infiltração e retenção de água no perfil do solo. Também é preciso que se faça uma boa escolha de cultivares, levando em conta a época da semeadura, ciclo e tipo de crescimento. Esse posicionamento possibilitará o crescimento vegetativo mais vigoroso desta planta, maior tolerância a veranicos e maior potencial produtivo”, concluiu.


Fonte: Zoonews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar