quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Em busca de lavouras mais produtivas



Evento promovido pela Belagrícola reuniu 6 mil produtores em Cambé e apresentou novidades que devem ser tendência nas próximas safras de grãos

A busca incansável por maior produtividade nas culturas de milho e soja fez com que 6 mil produtores de diferentes regiões do Paraná e São Paulo participassem da 12ª edição do BelaSafra, evento promovido pela Belagrícola, que aconteceu durante a semana passada em Cambé. Quarenta empresas do setor agrícola apresentaram seus produtos, distribuídas por uma área total de 17 hectares. Em boa parte deste terreno, quatro multinacionais demonstraram suas principais novidades de híbridos e outras tecnologias que serão inseridas em sementes na próxima safra, além das variedades superprecoces que prometem acelerar a colheita e combater pragas e doenças.

Para o diretor presidente da Belagrícola, João Andreo Colofatti, o produtor já deixou de enxergar a tecnologia como custo e agora a vê como rentabilidade. "A cabeça do produtor mudou, a resistência à tecnologia ficou para trás. Hoje ele quer mais para sua lavoura e aqui conseguimos mostrar, anos após ano, que isso é possível. Com todo o sucesso que foi este ano, em 2014 teremos cinco dias de BelaSafra ao invés de quatro dias", ressaltou Colofatti.

O gerente de alta tecnologia e nutrição da Belagrícola, Rodrigo Tramontina, disse que este ano, mais do que nunca, é o momento de investir em tecnologia no campo. "Nunca tivemos um ano como esse em relação aos preços das commodities de milho e soja. Quem não está seguindo esta inovação vai ficar para trás, tanto economicamente quanto em relação à produção."

Segundo Tramontina, a escolha da cidade de Cambé para apresentar as novas cultivares é estratégica já que a região serve como termômetro para a empresa, graças à boa localização quanto a altitude, clima e fertilidade do solo. "Hoje existem opções de híbridos com os mais diversos benefícios, como tolerância à seca, insetos, doenças."

E foi justamente produtos que aliam produtividade com comodidade os que mais interessaram os agricultores nesta edição do BelaSafra. Um dos destaques certamente foi a novidade apresentada pela Monsanto, a Intacta RR2 Pro, exclusiva para o País. O novo gene será inserido nas variedades de soja e já foi licenciado por 12 grandes empresas como Monsoy, Don Mario, TMG, Syngenta e Brasmax. A tecnologia – já testada por 500 produtores do País – promete incremento de pelo menos 6,6 sacas de soja por hectare, proteção contra as quatro principais lagartas da cultura, além da tolerância ao glifosato. "O produto deve começar a ser comercializado ainda este ano. Só estamos aguardando a aprovação do mercado chinês para que os produtores comecem a utilizar a tecnologia", explicou o supervisor comercial da Monsanto, Adriano Alves da Silva.

O produtor Maurício Marques possui lavouras de soja e milho na região Oeste de São Paulo. Ele comentou que a agricultura está altamente tecnificada e sem dúvida é preciso investir. Atualmente, sua produtividade é de 125 sacas por alqueire de soja e 350 sacas de milho na safra verão. "Não podemos perder tempo. Hoje é possível plantar a soja no dia 10 de outubro e posteriormente apostar no milho safrinha de forma segura. Os híbridos de milho também estão apresentando um alto potencial, tolerantes a doenças que antes nos atrapalhavam. Com a tecnologia atual, dá para fazer muito mais", salientou o produtor.

Para Marques, a produtividade na lavoura não tem limites, é incalculável para o futuro. "Temos números que há 15 anos ninguém imaginava. Se antes, cem sacas de soja por hectare era excelente, hoje é um péssimo resultado. A evolução está muito rápida", complementou o produtor.




Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar