terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Barreiras culturais impedem avanço maior da irrigação no Estado, diz Mainardi

O Estado do Rio Grande do Sul tem um grande potencial para aumentar a renda agrícola, e um dos instrumentos disponíveis são os sistemas de irrigação. A opinião, do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, foi externada na tarde desta sexta-feira (1º), no auditório da Faculdade Anhanguera, em Passo Fundo, na abertura do Seminário de Irrigação, realizado para ampliar a divulgação do programa Mais Água, Mais Renda, do Governo do Estado.

O que detém o avanço da área irrigada nas culturas de sequeiro do Estado, conforme o secretário, são barreiras culturais que impedem o agricultor de ver os benefícios que podem ser gerados a partir de investimentos nesta área. Na safra passada, dos 5,6 milhões de hectares de cultivos soja, milho, feijão e fumo, apenas 100 mil hectares foram irrigados, o que corresponde a apenas 2% da área total.

O secretário citou que em várias partes do mundo, agricultores produzem até no deserto. Lembrou que, no Estado, as médias históricas indicam um volume razoável de chuvas durante o ano, mas que ocorrem de forma mal distribuída, o que torna essencial o armazenamento para o uso na hora em que as plantas precisam. "Temos tecnologia para isso. O Governo do Estado lançou o Programa Mais Água, Mais Renda, que subsidia em 30% os investimentos para pequenos e médios produtores e em 12% aos grandes e, além disso, facilitou os licenciamentos ambientais. Portanto, precisamos continuar difundindo a irrigação para que possamos vencer estas barreiras", defendeu o secretário diante de uma plateia de cerca de 130 produtores e técnicos da região.

Informou, também, que a CEEE está fazendo um investimento de cerca de R$ 2 bilhões para resolver problemas ainda existentes na distribuição de energia para algumas comunidades interioranas, o que irá superar alguns gargalos que dificultam a implantação de sistemas de irrigação em regiões de sua área de abrangência. E que o Irga desenvolveu tecnologia que permite, com o uso da máquina microcamalhoneira, o plantio de outras culturas em áreas antes exclusivas do arroz.

Assistência técnica
O presidente da Emater/RS-Ascar, Lino de David, falou sobre o papel que a entidade, a partir de convênio com a Secretaria da Agricultura, vem exercendo para potencializar a irrigação no Estado. "Trabalhamos com equipes especializadas, temos conhecimento técnico acumulado, que estamos usando para fazer projetos de irrigação para os agricultores possam se habilitar no Programa Mais Água, Mais Renda", explicou.

David disse também que o produtor ainda não encontrou o caminho da irrigação, mas que quando isso acontecer, aliado aos demais investimentos que vem sendo feitos, ele terá garantia da lavoura e, com irrigação, retorno garantido. "O Estado se estrutura e faz um investimento num programa estratégico. Temos condições, políticas, jurídicas, financeiras e técnicas para implantar a irrigação no Rio Grande do Sul e, com isso, acima de tudo", garantir a renda do produtor.

Contrato
Na ocasião, foi assinado contrato para inclusão do produtor Nadir Kriger, do município de Paulo Bento, no Programa Mais Água, Mais Renda, visando à aquisição de pivôs para irrigar lavouras de milho e soja.

Palestras
Concluindo a programação, o gerente adjunto da Emater de Passo Fundo, Jorge Buffon, proferiu palestra sobre a área irrigada naquela região, e o coordenador técnico do programa Mais Água, Mais Renda, André Stolaruck, comentou sobre os aspectos operacionais do programa e esclareceu dúvidas dos participantes.

Participantes
A mesa principal do seminário teve, além do secretário Mainardi e do presidente da Emater/RS-Ascar, Lino de Davi, o coordenador regional da Secretaria da Agricultura, Áureo Mesquita, e o gerente regional da Emater, Milton Rosseto. Também estavam no evento, a secretária de Interior de Passo Fundo, Liliane Rebeck, que representou o prefeito, o secretário da Agricultura de Lagoa Vermelha, Cesar Farias, a coordenadora regional de Educação, Marlene Silvestrin, o superintende do Banco do Brasil, Tarcisio Ibner, o superintendente Regional do Banrisul, Ângelo da Luz, o diretor do Irga, Elói Thomas, além de produtores, agrônomos e técnicos agrícolas.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar