segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Açúcar: contratos futuros fecham com alta; no Brasil commodity desvaloriza 4,22% em janeiro

As exportações brasileiras de carne de frango recuaram em janeiro para 260 mil toneladas, menores que o volume embarcado em dezembro e no mesmo mês do ano passado, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Por outro lado, as vendas de carnes bovina e suína tiveram crescimento no mês, tanto em volume como receita.


Em janeiro de 2012, os exportadores de carne de frango embarcaram 293,7 mil toneladas. Em dezembro do ano passado, as vendas externas haviam somado 314 mil toneladas.


A receita com embarques do setor recuou para 509 milhões de dólares, versus 650 milhões de dólares de dezembro. O faturamento também foi menor que os 533 milhões de dólares de janeiro de 2012.


O preço médio da tonelada exportada também recuou, para 1.959 dólares, contra os 2.068 dólares de dezembro. Mas superou em cerca de 8 por cento o valor médio da tonelada embarcada em janeiro de 2012.


A indústria de aves encerrou o ano com retração nas vendas externas, mas trabalha com um cenário positivo neste ano, no qual vê aumento dos embarques, puxado pela abertura de novos mercados na Ásia e África.


CARNES BOVINA E SUÍNA TÊM VENDAS MELHORES


As vendas de carne bovina e suína registraram crescimento tanto na comparação com janeiro do ano passado quanto dezembro.


As vendas externas de carne bovina totalizaram 89,5 mil toneladas em janeiro, bem acima das 62,4 mil toneladas embarcadas pelo setor em janeiro do ano passado.


Em comparação com dezembro, as vendas cresceram quase 7 por cento.


A receita com os embarques no período atingiu 409 milhões de dólares, contra 301 milhões de dólares em janeiro de 2012 e 389 milhões de dólares em dezembro passado.


Os embarques de carne bovina cresceram mesmo depois dos embargos de alguns mercados ao produto brasileiro após o anúncio de um caso atípico de vaca louca no Brasil.


O setor encerrou 2012 com receita recorde de 5,77 bilhões de dólares. E o volume cresceu 13,4 por cento ante 2011, para 1,13 milhão de toneladas.


As vendas externas de carne suína em janeiro subiram para 34,6 mil toneladas, contra 30,7 mil toneladas no mesmo mês do ano passado e 32,3 mil toneladas em dezembro.


Os embarques de carne suína no mês passado renderam ao setor 95,4 milhões de dólares, contra 85 milhões de dólares em janeiro de 2012 e os 89,8 milhões de dólares de dezembro.


A indústria da carne suína trabalha com perspectiva de aumento moderado no volume embarcado neste ano, mas prevê melhora dos preços externos, com a perspectiva de demanda e entrada de novos mercados.


Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar