quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Relação entre etanol e gasolina sobe a 69,27% em SP




Levantamento distribuído nesta segunda-feira pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) à Agência Estado mostrou que a relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina alcançou o nível de 69,27% na terceira semana de janeiro na capital paulista. O número apurado representou aumento ante o verificado na segunda semana do mesmo mês, quando a relação havia sido de 68,78%. Na terceira semana de janeiro de 2012, a relação estava maior, em 70,72%.

De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

Numa pesquisa mais ampla da Fipe, referente à terceira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 23 de janeiro) e que tem como base o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o preço do etanol apresentou variação positiva de 1,06%, menos expressiva que a de 1,79% da segunda quadrissemana (período de 30 dias encerrado em 15 de janeiro). A gasolina, por sua vez, mostrou leve avanço de 0,12% em seu valor na terceira quadrissemana ante pequeno aumento de 0,17% na segunda medição do mês.

Flavio Leonel
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar