sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vendas de fertilizantes no Brasil crescem 4,8% até agosto--Anda



As vendas internas de fertilizantes no Brasil cresceram 4,8 por cento entre janeiro e agosto deste ano, para 17,79 milhões de toneladas, na comparação com igual período de 2011, informou a associação que reúne as indústrias do setor nesta terça-feira.

Somente em agosto, as entregas aos consumidores finais tiveram um incremento de 10,8 por cento, totalizando 3,45 milhões de toneladas, em relação ao mesmo mês de 2011, informou a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda).

A produção nacional subiu para 6,32 milhões de toneladas nos primeiros oito meses de 2012, incremento de 0,3 por cento sobre igual período do ano anterior.

Em agosto, o volume produzido no país foi de 967 mil toneladas, ou 10,4 por cento mais ante mesmo mês de 2011.

As importações de fertilizantes intermediários, que chegaram a ser afetadas pelas greves de funcionários públicos nos portos, atingiram 2,24 milhões de toneladas, alta de 20,6 por cento ante igual período do ano passado.

No acumulado do ano, contudo, a Anda registrou recuo de 2,6 por cento nas importações, que entre janeiro e agosto deste ano somaram 12,63 milhões de toneladas.

O Brasil importa pouco mais de 60 por cento da sua demanda anual de produtos à base dos nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), posteriormente misturados em fábricas locais para venda ao consumidor final.

Segundo a nota da Anda, o Mato Grosso concentrou o maior volume de entregas de fertilizantes no período, com 3,45 milhões de toneladas, seguido por São Paulo (com 2,421 milhões de toneladas), Paraná (2,273 milhões de toneladas) e Rio Grande do Sul (2 milhões de toneladas).

Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul são grandes produtores de soja, enquanto São Paulo lidera na produção de cana-de-açúcar.

Tradicionalmente, as entregas de adubos para os produtores costumam ser mais firmes no segundo semestre do ano, perto do início do cultivo da safra de verão, entre o meados de setembro e começo de outubro nas principais áreas produtoras.

Analistas esperam vendas recordes neste ano de 29 milhões de toneladas, graças ao crescimento da área com soja para o recorde de 28 milhões de hectares, em meio a preços recordes da oleaginosa no mercado internacional, que se refletiram internamente.

No ano passado, as vendas, também recordes, somaram 28,32 milhões de toneladas de fertilizantes no mercado brasileiro.




Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar