segunda-feira, 24 de setembro de 2012

RS calcula prejuízo do temporal no campo



As rajadas de vento, a chuva e o granizo registrados no RS nos últimos dias levaram prejuízos ao campo. Informações preliminares indicam danos na cevada, fumo, trigo, milho e em pomares de pêssego. Técnicos da Emater passaram esta quarta-feira (19) vistoriando propriedades para mapear as perdas. Os dados deverão ser divulgados no Informativo Conjuntural da próxima semana. A Afubra registrou 892 notificações e acredita que elas deverão chegar a mil até o fim de semana. Noroeste e Vale do Rio Pardo foram as regiões mais prejudicadas.

Em Rondinha, o granizo castigou por cerca de dez minutos, deixando um rastro de estragos em 210 residências. Tempo suficiente para que o agricultor Rubens Gasparetto, da Linha Cachoeira Branca, perdesse 2,5 hectares de milho cultivados há pouco mais de um mês. Ele calcula prejuízo de R$ 4,5 mil. "Vou ter que replantar porque, depois, a gente precisa para alimentar os animais." Segundo o secretário de Agricultura do município - que irá decretar emergência -, Vicente Sartoretto, também houve danos no trigo, que está no estágio de amadurecimento. Em Ijuí, a Cotrijuí estima que a chuva e o vento acamaram 90% da lavoura.

Já em Pelotas, Canguçu e Piratini, a safra de pêssego foi atingida em plena fase de raleio dos pomares. O vento provocou a queda de muitos frutos ainda pequenos. No entanto, segundo o presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Pêssego, Dari Bosembecker, é possível que os remanescentes vinguem. A colheita das variedades precoces está prevista para o final de outubro na região.




Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar