sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Governo japonês aprova plano para reduzir energia nuclear no país




O governo japonês aprovou um novo plano para reduzir o uso da energianuclear no país, por causa do acidente de 2011 na usina de Fukushima, mas eliminou a referência à meta de eliminar totalmente essa forma de energia até a década de 2030, disseram ministros nesta quarta-feira.

Desde que o plano foi anunciado, na sexta-feira passada, poderosos grupos empresariais vêm pedindo ao governo que repense o compromisso de eliminar a energianuclear, já que isso poderia acarretar mais gastos na importação de combustíveis e prejudicaria ainda mais a já estagnada economia.

O ministro do Comércio, Yukio Edano, que também supervisiona a pasta da Energia, disse que o gabinete do governo aprovou o novo plano energético.

"Mas se podemos nos tornar livres da energia nuclear até a década de 2030 não é algo a ser alcançado apenas por uma decisão de formuladores de políticas. Depende também da vontade dos usuários, da inovação tecnológica e do ambiente para a energia no âmbito internacional nas próximas uma ou duas décadas."

O Japão pretende triplicar o uso de energias renováveis, chegando a 30 por cento da sua matriz energética, mas continuará sendo um grande importador de petróleo, carvão e gás.

Risa Maeda e Tetsushi Kajimoto

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar