segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Exportações de carne bovina in natura de MT reagem



As exportações mato-grossenses de carne bovina in natura no mês de agosto mantiveram o ritmo de recuperação, registrando o maior volume dos últimos dois anos, com os embarques chegando a 17,4 mil toneladas, no mês passado. O melhor desempenho verificado anteriormente havia sido em julho de 2010 com 18,5 mil t.

Após o fraco desempenho verificado no início do ano, quando os embarques recuaram em grande parte como reflexo da redução das compras do Irã, as exportações apresentaram uma melhora do volume favorecidas pela menor cotação da carne brasileira no exterior.

Os dados fazem parte do Boletim Semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e conforme os analistas da área, o bom resultado de agosto se deve ao aumento das vendas para alguns importantes mercados da carne do Estado, como o Chile (40,2%), Egito (27,1%) além de um retorno das compras por parte da Venezuela.

O volume embarcado de Mato Grosso em agosto de 17,4 mil toneladas é 21,9% superior ao registrado em julho de 14,3 mil toneladas. Um dos fatores que contribuíram para essa recuperação dos embarques do Estado foi o aumento da taxa de câmbio, que desvalorizou a moeda brasileira no exterior. De julho de 2011, quando obteve média de R$ 1,56 até agosto deste ano quando registrou média de R$ 2,03, a taxa de câmbio acumulou valorização de 27,2%.

No acumulado de janeiro a agosto deste ano, a quantidade exportada foi de 100,4 mil toneladas, sendo 6,9% superior à registrada no mesmo período de 2011, quando o balanço apontou 93,9 mil toneladas. No entanto, as exportações deste ano ainda são 15,6% inferiores às registradas no período de janeiro a agosto de 2010, quando somaram 118,9 mil toneladas e 24,4% abaixo do recorde para o período em 2007, de 132,8 mil toneladas, sinalizando que os embarques do Estado ainda se encontram em um processo de recuperação.

Mesmo tendo o maior rebanho nacional de bovinos, mais de 29 milhões de cabeças, e sendo o maior abatedor nacional, Mato Grosso ocupa apenas a segunda colocação no ranking nacional dos maiores exportadores, atrás de São Paulo com participação de 32,62%, ante, 15,07% do Estado.




Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar