quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Empresa lança bombonas ecológicas feitas a partir de cana-de-açúcar

A FMC Agricultural Products, uma das empresas do setor de defensivos agrícola no país, lançou durante o Clube da Cana 2011, que aconteceu na última semana, a Bombona - Green Jug, uma embalagem ecológica que faz parte de um projeto pioneiro entre as indústrias de defensivos agrícolas em todo o mundo a utilizar-se de tal tecnologia.

O produto utiliza o etanol proveniente da cana como substituto de parte do petróleo empregado da sua composição e, por ser à base de planta, diminui a dependência de recursos não renováveis.

"O objetivo da FMC em criar uma embalagem ecológica proveniente do etanol não é apenas fortalecer o mercado de cana, é também reduzir o impacto no meio ambiente, usar mais conteúdo reciclado e avançar no uso de tecnologias inovadoras", explica André Cordeiro, Diretor de Supply chain da FMC, acrescentando que "além disso, a proposta é reduzir a dependência de um recurso não renovável, o petróleo, matéria-prima mais utilizada na produção das embalagens tradicionais".

Segundo estudos Preliminares de Ecoeficiência da Fundação Espaço ECO e Plastic Europe, para cada 1000 unidades de Bombona contendo 51% PE verde, é possível reduzir 2.815 kg CO²eq.

A Green Jug é igual às embalagens de defensivos tradicionais em relação às suas propriedades químicas, cor, peso e aparência. As novas embalagens também obedecem às regras internacionais de produção e são certificadas pelas Braskem com o selo verde "I´m Green", que valida a procedência e composição dos polímeros.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa Unipac, e atende a todos os pré-requisitos para envaze de agroquímicos. A FMC tem exclusividade do produto por dois anos.

As pesquisas para desenvolvimento das novas embalagens tiveram início há 10 meses. O envaze de produtos começará pelo Herbicida Boral, mas os planos são audaciosos de ampliação para diversos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar