sexta-feira, 19 de junho de 2015

Safrinha de milho vira surpresa positiva




A atual safrinha de milho, que se constituía em grande temor quando semeada, acabou se convertendo em uma surpresa positiva.

Como o plantio do milho safrinha neste ano ocorreu fora do período ideal em várias regiões, devido ao atraso na soja, havia um receio de quebra na produção do cereal.


Exportações recordes

Em Mato Grosso, por exemplo, pelo menos 40% do milho semeado não estava dentro do período mais apropriado para o plantio.

Mas, como o clima foi bastante favorável, o país terá uma supersafrinha de milho. Todas as consultorias que se voltam para esse produto estão revisando as estimativas que, agora, apontam para números superiores a 51 milhões de toneladas.

O clima favorável e a chuva no período ideal ao desenvolvimento da planta em várias regiões são os responsáveis pela elevação das projeções.

Surpreendeu também que, até agora, não houve geadas significativas no Paraná e em Mato Grosso do Sul, segundo Daniele Siqueira, da AgRural, de Curitiba.

André Pessôa, da Agroconsult, estima a safrinha em 52,5 milhões de toneladas. A consultoria fará uma nova avaliação nos próximos dias, e a indicação é de um número ainda maior.

Anderson Galvão, da Céleres, prevê produção de 51,8 milhões de toneladas na safrinha, devido à alta da produtividade.

Já Siqueira diz que os números da AgRural para a região centro-sul apontam para 48 milhões de toneladas. Somados aos da Conab para as demais regiões, a produção do país seria de 51 milhões, segundo ela.

Com o bom desenvolvimento da produção na safrinha, o Brasil deverá elevar a produção de milho para pelo menos 83 milhões de toneladas neste ano, na avaliação de Pessôa.

Boa parte desse milho será destinado ao mercado externo, cujas exportações deverão atingir o recorde de 27,1 milhões de toneladas, segundo estimativas da Agroconsult. No ano passado, foram 20,6 milhões de toneladas.

*Texto publicado na coluna Vaivém das Commodities.

Mauro Zafalon
Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COTAÇÕES

BOLSA DE VALORES

Cana-de-Açúcar

Açúcar

AGROMIND - REPRESENTANTE FERTILIZANTES HERINGER