sexta-feira, 5 de abril de 2013

Obras do alcoolduto de Ribeirão a Uberaba começam em abril




Consórcio responsável pela construção do alcoolduto deverá iniciar obras em Uberaba no mês de abril. O projeto consiste na implantação do Terminal Terrestre no Distrito Industrial 3 e as obras do duto no trecho entre Ribeirão Preto (SP) e Uberaba (MG).

O subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edson Fernandes, explica que houve atraso no cronograma de obras do alcoolduto devido à mudança na formatação do consórcio responsável pelo projeto. Inicialmente, a Petrobras estava junto com a Mitsui e a Camargo Correa na PMCC Soluções Logísticas de Etanol.

Porém, em 2010, a Mitsui deixou o consórcio e houve a abertura de espaço para novos investidores interessados no projeto. Com isso, foi criada uma sociedade anônima fechada de capital autorizado, a Logum Logística. "Nesse processo, houve também alteração do perfil da malha do alcoolduto e a readequação do projeto, que ficou mais lógico. Assim, ocorreu pequeno atraso nas obras, mas o tempo está sendo recuperado ao longo do andamento dos trabalhos", informa.

Conforme o subsecretário, a Logum já alugou espaço para a montagem de escritório em Uberaba e está se organizando para o início da construção do terminal terrestre no município, em abril. Na unidade serão feitos a estocagem e o bombeamento de etanol. O investimento gira em torno de R$ 150 milhões no terminal e o prazo previsto para a execução é de 18 meses.

Fernandes salienta que 700 empregos deverão ser gerados para a implantação do terminal. Após a entrada em operação, 50 postos de trabalho devem ser abertos, incluindo cargos de nível médio e de nível superior. "A Prefeitura vai intermediar a mão de obra, por meio do Sine. Também estamos fazendo gestão para tentar beneficiar o comércio local na comercialização de insumo e material de construção, bem como prestigiar empresas locais, se forem terceirizar parte dos serviços", salienta.

Concomitante à obra do terminal terrestre, o subsecretário destaca que está programado o início da construção de aproximadamente 169 quilômetros de duto no trecho entre Ribeirão Preto e Uberaba. O primeiro trecho de construção do duto entre Ribeirão Preto e Paulínia e o Terminal de Ribeirão Preto, em São Paulo, teve início em novembro/2010 e está em fase final de instalação.

Fonte: Jornal da Manhã Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar