segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A importância da adubação fosfatada com boa relação custo/benefício para os canaviais




Segundo o Professor doutor na Universidade de São Paulo, Godofredo Cesar Vitti, a adubação fosfatada na cultura da cana-de-açúcar é necessária.

Em suas palestras sobre o assunto, Vitti sempre enfoca a importância da adubação fosfatada à cultura da cana-de-açúcar, tanto em termos de produtividade, qualidade tecnológica (clarificação do caldo) e na longevidade do canavial (aumento do número de cortes, prolongando a reforma dos canaviais).

Ele salienta que embora o fósforo seja o macronutriente menos exportado pela cultura dacana-de-açúcar é o mais aplicado na adubação em relação aos outros nutrientes. Esse fato ocorre pelo baixo teor existente nos solos tropicais do Brasil, bem como ao fenômeno da fixação, isto é, concentra-se em formas indisponíveis para as plantas devido a uma competição entre a planta e o solo.

Um dos benefícios que pode ser destacado é a potencialização da adubação fosfatada que transforma o fósforo aplicado como fertilizante, em fósforo absorvido pelas raízes das plantas, e com isso se atinge maior produtividade, sendo o fósforo na nutrição da planta responsável por todos os processos metabólicos que envolvem gastos energéticos.

Outro ponto é sobre como proceder com essa adubação, sendo fundamental a análise de solo, tanto em cana planta (antes da instalação do canavial) e após o 2º e 4° cortes (cana soca). "É importante proceder às práticas corretivas, principalmente a calagem, visando a correção da acidez, e fornecimento de cálcio e magnésio, bem como proceder a escolha de fontes de fósforo mais adequadas e econômicas", conclui Vitti.

Uma das fontes disponíveis no mercado é o Supraphos, da Nutrion, que possui granulometria tipo pó e é de fácil aplicação a lanço. "Sua formulação é constituída de 14% de P2O5 total, sendo 11% solúvel em AC, 9% solúvel em CNA mais água e 12% de cálcio", explica Sérgio Bispo Ramos, engenheiro agrônomo e responsável pelo setor de P&D da Nutrion e Catafós.

Ramos destaca ainda que a vantagem da utilização do produto na cultura da cana é a realização da fosfatagem corretiva com um produto de ótimo custo/benefício, aplicando também o cálcio, que é um nutriente muito importante para o crescimento radicular e crescimento e desenvolvimento das partes novas da planta.


Fonte: Revista IDEA News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cana-de-Açúcar

Açúcar